Sobre
A FGV Comunicação Rio se inspira nos melhores exemplos no Brasil e no exterior, dentro e fora da FGV, para fomentar um ambiente acadêmico inserido na realidade do mercado de trabalho e de inovação no setor de comunicação.
O amplo rol de atividades e iniciativas para conectar a Escola ao mercado de comunicação vão da jornada do empreendedor à colocação profissional, permitindo que cada aluno defina seu percurso de acordo com seus planos de carreira.
A transversalidade entre ensino, inovação e empreendedorismo é uma realidade em diferentes programas da FGV Comunicação Rio, como a graduação em Comunicação Digital, o MBA em Estratégias de Comunicação Digital e o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Neles, os alunos também podem usufruir de benefícios do Placement, do Alumni, do programa de Extensão e dos laboratórios da Escola.
Dedicado a conectar alunos e ex-alunos às melhores oportunidades de carreira no Rio de Janeiro e no Brasil, o Placement da FGV Comunicação Rio nasce para responder à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de comunicação e informação. Com diferentes iniciativas focadas na colocação profissional e no desenvolvimento de competências e habilidades para o empreendedorismo, tem a missão de ser uma referência no mercado brasileiro.
Áreas com alta demanda por profissionais qualificados, como gestão de comunicação, pesquisa em mídias digitais, produção de conteúdo multimídia, data analytics e business intelligence, além de diferentes setores de inovação, poderão se valer da confiança da formação da FGV para encontrar pessoas qualificadas para seus quadros.
O Placement da FGV Comunicação Rio tem dois eixos principais de atuação: colocação profissional e empreendedorismo.
Eixo 1: Colocação profissional
Com a missão de conectar alunos e egressos às melhores oportunidades de trabalho no Brasil e ajudá-los a conquistar posições relevantes em sua carreira, o eixo de colocação profissional do Placement da FGV Comunicação Rio atua no sentido de:
- Divulgar vagas disponíveis para profissionais de comunicação;
- Disponibilizar currículo e perfil profissional de alunos e egressos da Escola, para consulta por empresas e organizações;
- Promover eventos, workshops, palestras e feiras de estágio;
- Realizar projetos de campo, feitos por alunos e supervisionados por professores da FGV Comunicação Rio, em empresas e organizações parceiras. Nestes projetos, os alunos resolvem desafios reais de negócios em equipes pré-definidas e apresentam as soluções em evento anual da Escola.
Eixo 2: Empreendedorismo
Com a missão de dar visibilidade a novos negócios de comunicação com potencial de inovação e preparar alunos e egressos para obterem suporte de aceleradoras, incubadoras e investidores, o eixo de empreendedorismo do nosso Placement atua com foco em:
- Buscar ativamente chamadas de financiamento de projetos de pessoas físicas e jurídicas e divulgação no site;
- Oferecer assessoria técnica para submissão de proposta para editais;
- Preparar e treinar para apresentação de projetos a futuros investidores e desenvolver ideias inovadoras, em formatos como pitching, “1-min talk” e sprints;
- Disponibilizar a biblioteca do empreendedor, com a indicação e o acesso a livros, podcasts, vídeos, filmes e outros materiais multimídia com conteúdo relevante para a formação do empreendedor.
Ações transversais aos dois eixos
Além das ações próprias de cada eixo, algumas iniciativas são comuns aos dois, como:
- Produção de conteúdo exclusivo, com notícias, informações e eventos sobre carreira e empreendedorismo,publicados no site do Placement;
- Produção de análises setoriais periódicas, apontando tendências e desafios do setor de comunicação digital no Brasil;
- Ações conjuntas com o Cubo de Inovação e o DAPP Lab para incorporar uma programação de atividades e eventos que ajudem a preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a jornada do empreendedor;
- Open Day: um dia de portas abertas para que os alunos apresentem ao público e a profissionais renomados no mercado os projetos desenvolvidos ao longo do ano.
Em breve, mais informações sobre como se associar ao Placement da FGV Comunicação Rio.
Localização
O Placement da FGV Comunicação Rio se localiza no Edifício-Sede da FGV, onde também está a Escola. Além da proximidade com o dia a dia da FGV ECMI, o Placement se beneficia da localização do edifício, na Praia de Botafogo, corredor que liga o Centro comercial do Rio de Janeiro à Zona Sul da cidade.
Com excelente conexão de transporte para todas as regiões do município, incluindo metrô e diversas linhas de ônibus, a localização do edifício ajudará o Placement da FGV ECMI a atuar de forma relevante. Estamos prontos para trocar e aprender com um dos mercados mais dinâmicos de Comunicação Social no Brasil, já que o Rio de Janeiro abriga uma boa parte das atividades do setor no país.
O que é o Alumni?
O Alumni FGV Comunicação Rio é o programa de acompanhamento de egressos da Escola. O objetivo é estimular que os ex-alunos mantenham contato com a instituição e colaborem com seu desenvolvimento no médio e longo prazos. Além disso, o Alumni também é um caminho para construir e manter os valores da Escola, congregando interesses mútuos da comunidade acadêmica.
O Alumni FGV Comunicação Rio reúne egressos dos cursos de graduação, pós-graduação e de curta e média duração da Escola, assim como aqueles já oferecidos pela FGV DAPP desde 2019. O programa foca em três frentes principais:
- Acompanhamento e suporte na trajetória profissional dos ex-alunos;
- Manutenção do vínculo do egresso com a FGV Comunicação Rio;
- Colaboração de ex-alunos na consolidação e no constante aprimoramento da Escola e de seus programas acadêmicos e profissionais, incluindo a participação na pesquisa anual de egressos.
Pesquisa Anual de Egressos
Todos os anos, enviamos um questionário eletrônico a ex-alunos, com o intuito de identificar o perfil profissional dos egressos e sua inserção no mercado de trabalho. Esta é uma forma da FGV ECMI acompanhar a trajetória acadêmica e profissional de seus alunos e entender o impacto da formação em sua carreira.
Os objetivos principais desta pesquisa são:
Rede Alumni FGV ECMI Internacional
Além do programa Alumni no Brasil, a FGV Comunicação Rio fomentará a criação e o desenvolvimento de uma rede internacional de Alumni com o objetivo de estimular a integração e o intercâmbio entre alunos brasileiros e estrangeiros participantes dos programas de intercâmbio da Escola.
Esta rede tem o objetivo de estimular o relacionamento intercultural, as trocas de conhecimento e a formação de networking, durante e após a finalização de cursos ou intercâmbio. Ela também ajudará a compreender necessidades acadêmicas e profissionais para o mercado internacional de comunicação digital.
Assim como os alunos, os egressos poderão virar embaixadores da Escola, participar de programas e/ou projetos internacionais e ajudar na captação de novos alunos e na apresentação de professores regulares ou visitantes.
O programa Alumni FGV ECMI Internacional alinha-se à vocação da Escola e da FGV de formar profissionais qualificados para atuar globalmente e em ambientes multiculturais.
Em breve, mais informações sobre como se associar ao Programa Alumni FGV Comunicação Rio Internacional.
Acompanhamento de egressos pelo FGV NEDC
O Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras (FGV NEDC) é um setor multidisciplinar dedicado a promover a integração entre o mercado de trabalho e o corpo discente dos cursos da instituição. As atividades do FGV NEDC são extensíveis aos egressos, que podem se beneficiar da divulgação de vagas de trabalho, do aconselhamento de carreira individualizado, do treinamento para entrevistas de emprego e dos eventos de networking organizados para os alunos da FGV.
Os ex-alunos podem também ter seus perfis profissionais divulgados na aba Placement da FGV ECMI, serviço feito em parceria com o FGV NEDC.
Como se associar ao Alumni FGV ECMI
Ao concluir seu curso e finalizar sua matrícula, o egresso pode se associar ao Alumni FGV Comunicação Rio. Basta preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais e aguardar o contato da nossa equipe. Após a confirmação do seu cadastro, será enviado um cartão digital de identificação como membro do Alumni FGV Comunicação Rio. Com ela, ex-alunos da Escola podem fazer uso dos benefícios do programa, como se associar à Biblioteca Mario Henrique Simonsen, na FGV Rio, e ter acesso ao Placement da FGV Comunicação Rio e às atividades do FGV NEDC.
Estágio Supervisionado
A matriz curricular do curso de graduação em Comunicação Digital prevê um mínimo de 300 horas de experiência em estágio supervisionado curricular. Nesta modalidade de estágio, os alunos realizam atividades próprias do campo da comunicação em empresas e organizações conveniadas à Escola e ao Núcleo de Estágios e Desenvolvimento de Carreira (FGV NEDC). Um(a) professor(a) da Escola, além da equipe especializada do FGV NEDC acompanham todo o percurso do(a) aluno(a) estagiário(a), dando o suporte necessário para uma jornada rica em aprendizados.
Além do estágio curricular, os(as) alunos(as) também podem optar por estagiar mais do que as 300 horas obrigatórias. Nestes casos, os(as) alunos(as) têm o acompanhamento da equipe do FGV NEDC e as horas a mais podem ser contabilizadas como atividade complementar na modalidade de estágio supervisionado não-curricular.
Com a experiência do estágio, os alunos aplicam conhecimentos e habilidades adquiridos na Escola em projetos e tarefas concretas do cotidiano do trabalho em comunicação. Além disso, desenvolvem novas habilidades, competências e soft skills, sempre com o suporte da FGV Comunicação Rio e de um(a) supervisor(a) de estágio da empresa ou organização contratante, que fica em contato frequente com o(a) professor(a) orientador(a) da FGV Comunicação Rio.