• Relações com o mercado

    Integrados à Escola e à matriz curricular dos programas acadêmicos, o Placement, os estágios supervisionados e o programa Alumni são espaços para alunos e egressos atuarem além dos muros da Escola.

Eixo 1: Colocação profissional

Com a missão de conectar alunos e egressos às melhores oportunidades de trabalho no Brasil e ajudá-los a conquistar posições relevantes em sua carreira, o eixo de colocação profissional do Placement da FGV Comunicação Rio atua no sentido de:

  • Divulgar vagas disponíveis para profissionais de comunicação;
  • Disponibilizar currículo e perfil profissional de alunos e egressos da Escola, para consulta por empresas e organizações;
  • Promover eventos, workshops, palestras e feiras de estágio;
  • Realizar projetos de campo, feitos por alunos e supervisionados por professores da FGV Comunicação Rio, em empresas e organizações parceiras. Nestes projetos, os alunos resolvem desafios reais de negócios em equipes pré-definidas e apresentam as soluções em evento anual da Escola.

Eixo 2: Empreendedorismo

Com a missão de dar visibilidade a novos negócios de comunicação com potencial de inovação e preparar alunos e egressos para obterem suporte de aceleradoras, incubadoras e investidores, o eixo de empreendedorismo do nosso Placement atua com foco em:

  • Buscar ativamente chamadas de financiamento de projetos de pessoas físicas e jurídicas e divulgação no site;
  • Oferecer assessoria técnica para submissão de proposta para editais;
  • Preparar e treinar para apresentação de projetos a futuros investidores e desenvolver ideias inovadoras, em formatos como pitching, “1-min talk” e sprints;
  • Disponibilizar a biblioteca do empreendedor, com a indicação e o acesso a livros, podcasts, vídeos, filmes e outros materiais multimídia com conteúdo relevante para a formação do empreendedor.

Ações transversais aos dois eixos

Além das ações próprias de cada eixo, algumas iniciativas são comuns aos dois, como: 

  • Produção de conteúdo exclusivo, com notícias, informações e eventos sobre carreira e empreendedorismo,publicados no site do Placement;
  • Produção de análises setoriais periódicas, apontando tendências e desafios do setor de comunicação digital no Brasil;
  • Ações conjuntas com o Cubo de Inovação e o DAPP Lab para incorporar uma programação de atividades e eventos que ajudem a preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a jornada do empreendedor; 
  • Open Day: um dia de portas abertas para que os alunos apresentem ao público e a profissionais renomados no mercado os projetos desenvolvidos ao longo do ano.

Em breve, mais informações sobre como se associar ao Placement da FGV Comunicação Rio.

O que é o Alumni?

O Alumni FGV Comunicação Rio é o programa de acompanhamento de egressos da Escola. O objetivo é estimular que os ex-alunos mantenham contato com a instituição e colaborem com seu desenvolvimento no médio e longo prazos.  Além disso, o Alumni também é um caminho para construir e manter os valores da Escola, congregando interesses mútuos da comunidade acadêmica.

O Alumni FGV Comunicação Rio reúne egressos dos cursos de graduação, pós-graduação e de curta e média duração da Escola, assim como aqueles já oferecidos pela FGV DAPP desde 2019. O programa foca em três frentes principais:

  1. Acompanhamento e suporte na trajetória profissional dos ex-alunos;
  2. Manutenção do vínculo do egresso com a FGV Comunicação Rio;
  3. Colaboração de ex-alunos na consolidação e no constante aprimoramento da Escola e de seus programas acadêmicos e profissionais, incluindo a participação na pesquisa anual de egressos.

Pesquisa Anual de Egressos

Todos os anos, enviamos um questionário eletrônico a ex-alunos, com o intuito de identificar o perfil profissional dos egressos e sua inserção no mercado de trabalho. Esta é uma forma da FGV ECMI acompanhar a trajetória acadêmica e profissional de seus alunos e entender o impacto da formação em sua carreira.   

Os objetivos principais desta pesquisa são:

Acompanhamento de egressos pelo FGV NEDC

O Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras (FGV NEDC) é um setor multidisciplinar dedicado a promover a integração entre o mercado de trabalho e o corpo discente dos cursos da instituição. As atividades do FGV NEDC são extensíveis aos egressos, que podem se beneficiar da divulgação de vagas de trabalho, do aconselhamento de carreira individualizado, do treinamento para entrevistas de emprego e dos eventos de networking organizados para os alunos da FGV. 

Os ex-alunos podem também ter seus perfis profissionais divulgados na aba Placement da FGV ECMI, serviço feito em parceria com o FGV NEDC. 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.