Objetos de Estudo
No Cubo, os alunos utilizam as tecnologias de ponta da indústria para realizar pesquisas e projetos aplicados. A partir da compreensão das alterações que as tecnologias geram nas formas de interação e comunicação e nas práticas sociais, os alunos podem desenvolver alternativas criativas para propor mudanças sociais a partir dessas tecnologias.
Aqui no Cubo, estudamos e experimentamos com:

Ludologia
Jogos Digitais
Investigar os jogos como uma plataforma social contemporânea, com foco nas práticas associadas ao consumo e no potencial para inovação.

Realidade Mista e Aumentada
Tecnologias Imersivas
Experimentação com novos formatos de conteúdo de mídia e produção de experiências sociais com realidade virtual, mista e aumentada.

Automação & Comunicação
Inteligência Artificial
Investigação empírica e crítica sobre as imbricações da inteligência artificial e as diferentes formas de aprendizagem de máquina com a sociedade, a partir de diferentes abordagens de experimentação e criação.

O laboratório tem uma grade variada de minicursos e oficinas que oferecem aos alunos espaço e conhecimento para desenvolverem suas ideias. O Cubo funciona também como uma pré-incubadora de projetos aplicados, onde os alunos têm a oportunidade de tirar seus projetos tecnológicos do papel.
Cada aluno seleciona os cursos de acordo com seus interesses individuais, e tem suporte e acompanhamento dos pesquisadores do laboratório. Na nossa pré-incubadora, os projetos criativos dos alunos ganham vida. E para que possam ser conhecidos pelas comunidades acadêmica e externa, todos os anos, o Cubo realiza o Open Day Lab, quando são apresentados os projetos realizados e as tecnologias disponíveis no laboratório.
Cursos de Capacitação do Cubo
Cursos de curta duração com a finalidade de ser um estágio para o estudante desenvolver ideias que possam ser trabalhadas durante o período de atividades no Cubo Level, além da consolidação de estudos associados à grade curricular da Graduação.

Cubo Level
O Cubo Level é um espaço para transformar ideias em projetos que possam ser desenvolvidos e dar origem a planos de negócios inovadores nas áreas em que se aplicam. Nele o participante deve estruturar projetos e poderá obter mais segurança para avançar nas etapas de desenvolvimento e capacidade de enxergar possibilidades de colocar o produto no mercado para captar recursos. O ambiente possui dois principais mecanismos de funcionamento: as mentorias coletivas e os minicursos especializados. Para completar a formação no Cubo Level, o estudante deve passar pelas sessões de mentorias coletivas, cursar minicursos selecionados da grade e apresentar seu projeto final na Maratona de Pitchs do Cubo. Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas da criação, organizadas em três trilhas: Fundamentos, Práticas & Desenvolvimento e Aplicação & Publicação.



Oficinas
A metodologia de pesquisa do Cubo é a experimentação: nossa base para desenvolvimento de novas ideias.
A partir de tecnologias de ponta, da inserção na cultura digital e de uma equipe transdisciplinar, pesquisadores e alunos do laboratório propõem reflexões críticas e pesquisas aplicadas. O objetivo do Cubo é trazer contribuição social relevante para a compreensão e a produção de tecnologias.

Pré-incubadora
Na nossa pré-incubadora, os alunos entram com uma ideia alinhada com os temas de pesquisa do Cubo e a desenvolvem para torná-la viável
Ao longo do desenvolvimento no laboratório, os alunos escolhem minicursos específicos que auxiliam no avanço de seus projetos, são expostos a novas ideias no campo da comunicação e aprendem métodos de criação, prototipagem e a desenvolver um plano de negócios.
Equipe

PODCAST
Farmando News
Farmando News é um podcast quinzenal de notícias de jogos e tecnologia, produzido pelos laboratórios Cubo de Inovação e Mídia Lab da FGV ECMI. A cada episódio, há um panorama das principais notícias e acontecimentos relacionados ao universo da tecnologia, como IA, videogames e outros ambientes imersivos.

FGV ECMI + Meta
Entremeios – Caminhos para o metaverso
O projeto Entremeios, uma parceria da FGV ECMI e da Meta, surge a partir do objetivo de estreitar laços e possibilitar o desenvolvimento mútuo das duas instituições por meio de ações ligadas ao metaverso. As atividades propostas se enquadram no desenvolvimento de um campus virtual da FGV ECMI, um ciclo de mesas de debate sobre o metaverso sob diferentes perspectivas e a realização de cursos de capacitação para a comunidade interna da Escola.

REALIDADE VIRTUAL
Escola Virtual FGV ECMI
Ambiente virtual para entrar em contato com o corpo docente da FGV ECMI e desbravar o espaço que é cheio de easter eggs e informações para interagir

REALIDADE VIRTUAL
Escola Virtual FGV ECMI 2.0
O próximo passo do projeto da Escola Virtual no Metaverso. É um espaço totalmente tridimensional criado no Mozilla Hubs, um chatroom VR projetado para headsets e navegadores, que explora a comunicação em realidade virtual para proporcionar uma visita ao ambiente dos laboratórios da FGV ECMI. Criado utilizando o Blender como ferramenta de modelagem e texturização dos modelos 3D para uma experiência imersiva na Escola.

Maratona de desenvolvimento de jogos digitais
Game Jam
Oficina com aula introdutória sobre Game Design e dinâmicas para orientar o desenvolvimento de Documento de Game Design (GDD), com uma apostila de apoio, e acompanhamento para a produção de um protótipo jogável. Por ser uma atividade que demanda dedicação média de 3h/dia por parte dos participantes, ela é ofertada apenas uma vez por ano.
Como funciona? Em dois encontros síncronos (início e fim da atividade): 2h de duração.
1) organizar os grupos
2) apresentar a Game Jam
3) realizar um oficina de game design
4) dinâmicas para desenvolver elementos básicos para desenvolvimento do jogo pelas equipes
5) mentoria online
6) apresentação para o júri

monitoramento
Enlace de jogos e política no debate público das redes
Este projeto envolve o monitoramento do debate público sobre jogos digitais no contexto da política institucional brasileira em plataformas de redes sociais on-line ‒ atualmente, o Twitter. Ele busca compreender o posicionamento da população em rede a respeito de como a atuação de atores e instituições governamentais impactam o universo dos jogos no país.

jogos
Pixel Narrativas
Este projeto aplicado desenvolve jogos para explorar possibilidades lúdicas da Comunicação digital no ambientes dos jogos. Os primeiros minijogos desenvolvidos partem do conceito de caos de dados que precisa de profissionais qualificados para dar sentido aos dados e trazer soluções comunicacionais aplicadas a diferentes ambientes com criatividade e senso de oportunidade.