Objetos de Estudo
No Cubo, os alunos utilizam as tecnologias de ponta da indústria para realizar pesquisas e projetos aplicados. A partir da compreensão das alterações que as tecnologias geram nas formas de interação e comunicação e nas práticas sociais, os alunos podem desenvolver alternativas criativas para propor mudanças sociais a partir dessas tecnologias.
Aqui no Cubo, estudamos e experimentamos com:
Ludologia
Jogos Digitais
Investigar os jogos como uma plataforma social contemporânea, com foco nas práticas associadas ao consumo e no potencial para inovação.
Realidade Mista e Aumentada
Tecnologias Imersivas
Experimentação com novos formatos de conteúdo de mídia e produção de experiências sociais com realidade virtual, mista e aumentada.
Automação & Comunicação
Inteligência Artificial
Investigação empírica e crítica sobre as imbricações da inteligência artificial e as diferentes formas de aprendizagem de máquina com a sociedade, a partir de diferentes abordagens de experimentação e criação.
O laboratório tem uma grade variada de minicursos e oficinas que oferecem aos alunos espaço e conhecimento para desenvolverem suas ideias. O Cubo funciona também como uma pré-incubadora de projetos aplicados, onde os alunos têm a oportunidade de tirar seus projetos tecnológicos do papel.
Cada aluno seleciona os cursos de acordo com seus interesses individuais, e tem suporte e acompanhamento dos pesquisadores do laboratório. Na nossa pré-incubadora, os projetos criativos dos alunos ganham vida. E para que possam ser conhecidos pelas comunidades acadêmica e externa, todos os anos, o Cubo realiza o Open Day Lab, quando são apresentados os projetos realizados e as tecnologias disponíveis no laboratório.
Cursos de Capacitação do Cubo
Cursos de curta duração com a finalidade de ser um estágio para o estudante desenvolver ideias que possam ser trabalhadas durante o período de atividades no Cubo Level, além da consolidação de estudos associados à grade curricular da Graduação.
Cubo Level
O Cubo Level é um espaço para transformar ideias em projetos que possam ser desenvolvidos e dar origem a planos de negócios inovadores nas áreas em que se aplicam. Nele o participante deve estruturar projetos e poderá obter mais segurança para avançar nas etapas de desenvolvimento e capacidade de enxergar possibilidades de colocar o produto no mercado para captar recursos. O ambiente possui dois principais mecanismos de funcionamento: as mentorias coletivas e os minicursos especializados. Para completar a formação no Cubo Level, o estudante deve passar pelas sessões de mentorias coletivas, cursar minicursos selecionados da grade e apresentar seu projeto final na Maratona de Pitchs do Cubo. Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas da criação, organizadas em três trilhas: Fundamentos, Práticas & Desenvolvimento e Aplicação & Publicação.
Oficinas
Seminários
Tecnologias Digitais Emergentes
As tecnologias digitais emergentes têm o potencial de abrir novas fronteiras de inovação e resolver desafios sociais, econômicos e políticos, mas também apresentam riscos. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, pode ajudar os cientistas a identificar a cura para doenças intratáveis, por outro lado, pode levar à discriminação através do reconhecimento facial impreciso. Este é o pano de fundo para o Seminário Tecnologias Digitais Emergentes, ministrado por Mohammad Zia, ex-pesquisador da Universidade de Harvard e Fullbright, que será, neste ano letivo, professor de prática da FGV Comunicação Rio
No Cubo de Inovação nos propomos a realizar atividades centradas em quatro principais ações: Jogar, Experimentar, Criar e Aprender
Jogar
Interagir com artefatos culturais de modo a tensionar e problematizar práticas profissionais no espaço digital. Passando por Tecnologias Imersivas, Inteligência Artificial Generativa (IAG) e Videogames. Abrange estudos sobre práticas lúdicas na cultura digital, englobando temas como política ou consumo em ambientes de jogo e o desenvolvimento de métodos para o monitoramento de jogos online. Além disso, realizamos trabalhos de monitoramento e análise de rede social no debate público online na interseção de jogos e políticas
Experimentar
Base para o desenvolvimento de novas ideias, com a experimentação de jogos, inteligência artificial generativa e tecnologias imersivas para criar projetos aplicados, experimentais e práticos. Os projetos, conceitos e protótipos permitem a identificação de erros, oportunidades de melhorias e promovem a inovação e o refinamento contínuo de estudos com tecnologias digitais como IAG, games ou ambientes imersivos
Criar
Envolve a realização de pesquisas inovadoras no campo dos estudos de jogos (game studies) e design de jogos, incluindo o uso e apropriação de tecnologias emergentes como tecnologias imersivas e inteligência artificial para criar experiências críticas e imersivas, bem como o apoio na criação de novos jogos, ambientes e experiências lúdicas
Aprender
Concentramos nossos esforços na investigação do potencial pedagógico de jogos e outras mídias lúdicas em contexto educacional e de letramento midiático
Cada uma dessas atividades formam a metodologia que empregamos no Cubo de Inovação. Temos o compromisso de impulsionar a excelência na pesquisa, na produção e na formação, estabelecendo parcerias tanto em âmbito global quanto local com centros de pesquisa, instituições, pesquisadores, profissionais e membros da indústria criativa das áreas de jogos, de tecnologias imersivas e de inteligência artificial generativa.
Na aba Projetos, apresentamos alguns dos projetos de pesquisa. Estamos sempre abertos a novas oportunidades de colaboração e parcerias para desenvolver soluções comunicacionais. Entre em contato conosco!
Equipe
OFICINA
Criação de mundos em jogos
A Oficina contribui para a formação profissional dos participantes, a partir da introdução de informações básicas de Game Studies, Game Design e Programação na produção de jogo analógico e digital. Nesta edição, os alunos propuseram releituras do Jogo da Velha.
Pesquisa
Consumo e Poder nos Videogames
O projeto reúne pesquisas em jogos, e dentre elas tem uma que monitora tendências entre os usuários gamers na rede social X, antigo Twitter, por meio de hashtags. O objetivo do trabalho é compreender e refletir práticas de comunicação digital em ambientes de jogos a partir das interações sociais e publicações dos tópicos mais comentados, identificando quais pontos os jogadores estão levantando e discutindo sobre problemas sociais contemporâneos em diferentes esferas como mercado, política, consumo, novidades, desinformação e ações extremistas.
Pesquisa
Experimento com sonhos maquínicos
O projeto realiza experimentos com o Stable Diffusion, modelo de Inteligência Artificial generativa que produz imagens. A experiência se baseia na captura de imagens em tempo real, que são enviadas para tratamento na ComfyUI, que cria uma nova imagem, como uma rotoscopia (técnica de animação), fundamentada não só nas que foram capturadas, mas também a partir do filtro e das instruções fornecidas por meio de um conjunto de palavras (denominado de prompt).
PODCAST
Farmando News
Farmando News é um podcast quinzenal de notícias de jogos e tecnologia, produzido pelos laboratórios Cubo de Inovação e Mídia Lab da FGV Comunicação Rio. A cada episódio, há um panorama das principais notícias e acontecimentos relacionados ao universo da tecnologia, como IA, videogames e outros ambientes imersivos.
FGV ECMI + Meta
Entremeios – Caminhos para o metaverso
O projeto Entremeios, uma parceria da FGV Comunicação Rio e da Meta, surge a partir do objetivo de estreitar laços e possibilitar o desenvolvimento mútuo das duas instituições por meio de ações ligadas ao metaverso. As atividades propostas se enquadram no desenvolvimento de um campus virtual da FGV ECMI, um ciclo de mesas de debate sobre o metaverso sob diferentes perspectivas e a realização de cursos de capacitação para a comunidade interna da Escola.
REALIDADE VIRTUAL
Escola Virtual FGV Comunicação Rio
Ambiente virtual para entrar em contato com o corpo docente da FGV Comunicação Rio e desbravar o espaço que é cheio de easter eggs e informações para interagir
REALIDADE VIRTUAL
Escola Virtual FGV Comunicação Rio 2.0
O próximo passo do projeto da Escola Virtual no Metaverso. É um espaço totalmente tridimensional criado no Mozilla Hubs, um chatroom VR projetado para headsets e navegadores, que explora a comunicação em realidade virtual para proporcionar uma visita ao ambiente dos laboratórios da FGV Comunicação Rio. Criado utilizando o Blender como ferramenta de modelagem e texturização dos modelos 3D para uma experiência imersiva na Escola.
Maratona de desenvolvimento de jogos digitais
Game Jam
Oficina com aula introdutória sobre Game Design e dinâmicas para orientar o desenvolvimento de Documento de Game Design (GDD), com uma apostila de apoio, e acompanhamento para a produção de um protótipo jogável. Por ser uma atividade que demanda dedicação média de 3h/dia por parte dos participantes, ela é ofertada apenas uma vez por ano.
Como funciona? Em dois encontros síncronos (início e fim da atividade): 2h de duração.
1) organizar os grupos
2) apresentar a Game Jam
3) realizar um oficina de game design
4) dinâmicas para desenvolver elementos básicos para desenvolvimento do jogo pelas equipes
5) mentoria online
6) apresentação para o júri
monitoramento
Enlace de jogos e política no debate público das redes
Este projeto envolve o monitoramento do debate público sobre jogos digitais no contexto da política institucional brasileira em plataformas de redes sociais on-line ‒ atualmente, o Twitter. Ele busca compreender o posicionamento da população em rede a respeito de como a atuação de atores e instituições governamentais impactam o universo dos jogos no país.
jogos
Pixel Narrativas
Este projeto aplicado desenvolve jogos para explorar possibilidades lúdicas da Comunicação digital no ambientes dos jogos. Os primeiros minijogos desenvolvidos partem do conceito de caos de dados que precisa de profissionais qualificados para dar sentido aos dados e trazer soluções comunicacionais aplicadas a diferentes ambientes com criatividade e senso de oportunidade.