• Laboratório

    Cubo de Inovação

    O Cubo de Inovação explora as relações entre tecnologias digitais e sociedade, a partir de uma equipe de pesquisa interdisciplinar. Atua como centro de fomento à criatividade, no suporte para a experimentação de alunos e pesquisadores, gerando um hub de inovação com diálogo direto entre o corpo docente da FGV ECMI, os alunos, as empresas de tecnologia, outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior e a sociedade.

Objetos de Estudo

No Cubo, os alunos utilizam as tecnologias de ponta da indústria para realizar pesquisas e projetos aplicados. A partir da compreensão das alterações que as tecnologias geram nas formas de interação e comunicação e nas práticas sociais, os alunos podem desenvolver alternativas criativas para propor mudanças sociais a partir dessas tecnologias.


Aqui no Cubo, estudamos e experimentamos com:

Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas da criação, organizadas em três trilhas: Fundamentos, Práticas & Desenvolvimento e Aplicação & Publicação. 

grade cubo

Conhecer ementa dos mini cursos --> Baixar 

 

A metodologia de pesquisa do Cubo é a experimentação: nossa base para desenvolvimento de novas ideias.

A partir de tecnologias de ponta, da inserção na cultura digital e de uma equipe transdisciplinar, pesquisadores e alunos do laboratório propõem reflexões críticas e pesquisas aplicadas. O objetivo do Cubo é trazer contribuição social relevante para a compreensão e a produção de tecnologias.

Equipe

Tipo
Filtrar

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.