• Laboratório

    Cubo de Inovação

    O Cubo de Inovação explora as relações entre tecnologias digitais e sociedade, a partir de uma equipe de pesquisa interdisciplinar. Atua como centro de fomento à criatividade, no suporte para a experimentação de alunos e pesquisadores, gerando um hub de inovação com diálogo direto entre o corpo docente da FGV ECMI, os alunos, as empresas de tecnologia, outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior e a sociedade.

Objetos de Estudo

No Cubo, os alunos utilizam as tecnologias de ponta da indústria para realizar pesquisas e projetos aplicados. A partir da compreensão das alterações que as tecnologias geram nas formas de interação e comunicação e nas práticas sociais, os alunos podem desenvolver alternativas criativas para propor mudanças sociais a partir dessas tecnologias.


 

Aqui no Cubo, estudamos e experimentamos com:

 

Cursos de Capacitação do Cubo

Cursos de curta duração com a finalidade de ser um estágio para o estudante desenvolver ideias que possam ser trabalhadas durante o período de atividades no Cubo Level, além da consolidação de estudos associados à grade curricular da Graduação.

grade de cursos

Cubo Level

O Cubo Level é um espaço para transformar ideias em projetos que possam ser desenvolvidos e dar origem a planos de negócios inovadores nas áreas em que se aplicam.  Nele o participante deve estruturar projetos e poderá obter  mais segurança para avançar nas etapas de desenvolvimento e capacidade de enxergar possibilidades de colocar o produto no mercado para captar recursos. O ambiente possui dois principais mecanismos de funcionamento: as mentorias coletivas e os minicursos especializados. Para completar a formação no Cubo Level, o estudante deve passar pelas sessões de mentorias coletivas, cursar minicursos selecionados da grade e apresentar seu projeto final na Maratona de Pitchs do Cubo. Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas da criação, organizadas em três trilhas: Fundamentos, Práticas & Desenvolvimento e Aplicação & Publicação. 

 

fundamentos
pratica e des
aplicacao

Oficinas

A metodologia de pesquisa do Cubo é a experimentação: nossa base para desenvolvimento de novas ideias.

A partir de tecnologias de ponta, da inserção na cultura digital e de uma equipe transdisciplinar, pesquisadores e alunos do laboratório propõem reflexões críticas e pesquisas aplicadas. O objetivo do Cubo é trazer contribuição social relevante para a compreensão e a produção de tecnologias.

Como se constrói o Metaverso?

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.