Graduação

Comunicação Digital

Sobre a Graduação

O curso de graduação em Comunicação Digital da FGV ECMI tem uma matriz curricular inovadora. 

As disciplinas abordam temas das áreas de Comunicação, Ciências Sociais, Ciência de Dados e Cultura Digital para formar os novos profissionais que o mercado busca. 

Ao longo do curso, componentes teóricos são combinados com oficinas práticas, atividades de laboratório e atividades complementares diversas.  

 

grade-comunicacao-digital

Por que escolher a FGV ECMI?

O curso de graduação em Comunicação Digital da FGV ECMI forma profissionais para:   

  • Compreender as dinâmicas das mídias digitais;
  • Coletar e analisar dados nos ambientes online;
  • Aplicar dados no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos, serviços e organizações de comunicação. 

 


Para isso, a formação dos alunos é  

  • Interdisciplinar, com conhecimentos de Comunicação, Informação, Linguística, Sociologia e Ciência de Dados; 
  • Baseada na experiência da FGV DAPP  e em sua metodologia de pesquisa aplicada em redes sociais.

Onde Atuar

O ingresso no curso de graduação em Comunicação Digital ocorre a partir de:

  • Vestibular
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 
  • Exames internacionais
  • Transferência entre cursos/instituições 
  • Reingresso para portadores de diploma de curso superior

 

Inscreva-se!

Para mais informações, consulte nosso edital do processo seletivo

Ou entre em contato pelo WhatsApp

 


Em nível internacional, a FGV ECMI estabelece critérios próprios para a seleção de candidatos, com base no resultado dos seguintes exames: 

  • International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP), Suíça
  • Abitur, Alemanha
  • Scholastic Aptitude Test (SAT), Estados Unidos
  • Baccauléarat (BAC), França
  • Ciclo Básico Común, Argentina 
  • Prueba de Selección Universitaria, Chile 
  • Examen Nacional de Ingreso a la Educación Superior (EXANI-II Admisión), México

Investimento

Mensalidade:

R$ 4.000,00

Programa de Bolsas

A Escola de Comunicação, Mídia e Informação contará com apoio institucional da FGV, que incentiva o desenvolvimento de programas de oferta de bolsas em suas Escolas. O objetivo do programa será promover mais inclusão e integração entre alunos de diferentes níveis socioeconômicos, com apoio financeiro de instituições parceiras.


 

Além de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), oferecidas por agências nacionais e regionais de financiamento de pesquisa, há três modalidades de bolsas oferecidas pela FGV:

  1. por mérito, concedida aos candidatos aprovados nos processos seletivos ‒ são pessoais e intransferíveis, sob qualquer circunstância, sendo sua manutenção condicionada ao desempenho acadêmico do aluno e ao cumprimento dos critérios estabelecidos por cada curso;
  2. bolsa restituível, concedida na forma de financiamento escolar aos alunos do curso que demonstrarem bom rendimento acadêmico e/ou necessidade econômico-financeira; e
  3. demanda social, disponibilizada de acordo com a situação socioeconômica do requerente.

O percentual a ser concedido a cada aluno pode chegar a até 100% do valor das mensalidades do semestre escolar vigente e será definido pela Comissão de Bolsas da Escola.

Para mais informações do programa de bolsas da FGV ECMI, consulte nosso edital do processo seletivo (4. Das Bolsas de Estudo)

  • Regulamento do Curso (em construção)

A FGV ECMI tem atividades de extensão permanentes, incentivando a interação da Escola com a comunidade externa

Entre as atividades desenvolvidas, estão a produção de conteúdo de mídia e a organização de diferentes tipos de eventos, como seminários acadêmicos e hackathons abertos a todos. Além disso, também há a oferta regular de oficinas, cursos e minicursos para capacitação profissional.

 


Eixos do projeto de extensão

Concentrado em três temas centrais, o projeto de extensão da FGV ECMI aborda diferentes aspectos da interseção entre Comunicação e Tecnologia. Com ênfase em métodos digitais, inovação e democracia digital, as atividades de extensão focam-se nos seguintes campos de atuação:

Eixos

Este eixo centra-se no desenvolvimento de atividades que incentivem o uso da programação e de metodologias digitais no campo da comunicação. As atividades têm foco tanto na dimensão formativa, com abordagem acadêmica, quanto na dimensão prática, abordando ferramentas e frameworks.

Tendo como inspiração e referência o laboratório Cubo de Inovação da FGV ECMI, os projetos de extensão desta linha estão em consonância com as pesquisas e os parceiros envolvidos no Cubo. Neste eixo, propõem-se inovações em torno dos jogos digitais, da realidade mista, virtual ou aumentada, e da inteligência artificial, entre outros temas no escopo do Cubo.

Com foco no letramento midiático, as atividades deste eixo desenvolvem a capacidade de identificar e compreender diferentes tipos de mídia, a partir de uma abordagem crítica das mensagens e de seus processos de produção. São analisadas mensagens em texto, memes, vídeos virais, mídias sociais, videogames e publicidade, entre outras, para desenvolver projetos de checagem de fatos e de produção de conteúdo digital.

Seleção dos Projetos

Os projetos de extensão da FGV ECMI são escolhidos em editais anuais e os temas dialogam com o projeto pedagógico da Escola e com habilidades e interesses  do corpo docente. Visando ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras, a Extensão da FGV ECMI estimula parcerias e colaborações com outras instituições educacionais, organizações da sociedade civil e empresas.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.