O Curso
A Formação Executiva em Transparência e Governo Aberto aborda conceitos que alinham a prática de abertura de dados com ferramentas de gestão e governança de dados. O curso também apresenta técnicas de monitoramento e avaliação da transparência e de fact-checking com foco no combate à desinformação na esfera pública, e aborda todos esses temas sob o enfoque da participação social.
No decorrer do curso, você irá aprender sobre:
- A evolução da agenda de governo aberto e as estratégias para abertura de dados;
- A implementação da política de dados abertos e a governança dos dados associadas ao emprego de novas ferramentas e tecnologias;
- As técnicas de monitoramento e avaliação da transparência, assim como de fact-checking para o combate à desinformação no setor público.
O curso está organizado em quatro módulos que podem ser feitos individualmente, e o grande diferencial é que o aluno pode colocar em prática os conhecimentos adquiridos e aplicar as ferramentas às normas de publicação de dados abertos e transparência pública.

A FGV DAPP consolidou ao longo dos últimos 10 anos uma área de estudos, pesquisas e propostas de soluções na área de transparência governamental e dados abertos, com o desenvolvimento de ferramentas interativas e outros trabalhos de utilidade pública.

A FGV DAPP também desenvolveu metodologias para avaliar o grau de abertura de dados no Brasil. Em parceria com a Open Knowledge Brasil (OKBr), a FGV DAPP produziu o Índice de Dados Abertos (Open Data Index) para avaliar a abertura de dados no nível nacional e no nível municipal. Os resultados foram publicados para o Brasil e as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo em 2017 e para um conjunto de outras oito cidades em 2018.

A FGV DAPP também integrou a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP, na sigla em inglês), uma iniciativa internacional que tem como objetivo principal difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, à prevenção da corrupção, ao acesso à informação pública e à participação social.
Junto com órgãos do governo e entidades da sociedade civil, a FGV DAPP produziu um Modelo de Referência para publicação de Dados Abertos. O documento tem como objetivo promover a integração, a capacitação e a sensibilização da sociedade e das três esferas de governo, a partir do mapeamento das demandas sociais, e orientar gestores, agentes públicos e sociedade quanto à importância, uso, publicação, sustentação e monitoramento de dados abertos nos seus respectivos campos de atuação.