Sobre o curso
Os ambientes digitais vêm alterando as práticas de comunicação e de produção de conteúdo, inclusive no jornalismo. O jornalismo de dados é uma especialidade cada vez mais requisitada em redações jornalísticas no país e no mundo e exige dos profissionais competências não tradicionais para identificar pautas, apurar informações e contar histórias. O curso Jornalismo de dados e comunicação digital aborda o contexto, os fundamentos, os conceitos e os procedimentos do campo do jornalismo de dados.
O curso é uma oportunidade de aprender e refletir sobre os princípios teóricos constitutivos desta especialidade do jornalismo diante de um contexto de comunicação digital em que dados e dados abertos estão acessíveis. Mais do que nunca, este cenário favorece o exercício da atividade de investigação jornalística e de produção de conteúdos digitais orientados por dados. A partir de casos de estudo e exercícios práticos, serão apresentados também os métodos, ferramentas, softwares e formas narrativas utilizados no jornalismo de dados.
Você irá desenvolver:
- Compreender o contexto de datificação da comunicação digital;
- Conhecer as principais técnicas de investigação e análise de dados para o jornalismo;
- Compreender o que são dados, dados abertos e como manipular bases para investigação;
- Entender como transformar dados em pautas jornalísticas;
- Dominar formas narrativas aplicadas às matérias de jornalismo de dados;
- Conhecer ferramentas e software para sistematização e análise de dados.

Público Alvo
O curso de Jornalismo de dados e comunicação digital é indicado para estudantes, jornalistas, publicitários, assessores de imprensa, relações públicas, gestores de comunicação, profissionais da comunicação em geral, cientistas sociais ou para interessados em aprofundar os conhecimentos em técnicas de jornalismo de dados e comunicação digital.
Programa
Contextualização da comunicação digital contemporânea, com foco na economia de dados e na datificação da cultura; comportamento em redes sociais, debate público e métricas para o jornalismo; dados: o que são, tipos e métodos de obtenção; dados abertos e fechados; dados abertos governamentais; bases de dados públicas; Lei de Acesso à Informação (LAI); pautas e fontes no jornalismo de dados; investigação em bases de dados; mineração de dados; história do jornalismo de dados; jornalismo de precisão; reportagem assistida por computador; contexto e iniciativas de jornalismo de dados no Brasil; ciclo de apuração e fluxo de trabalho com jornalismo de dados; accountability; transparência e ética no jornalismo de dados; governos como fontes de dados para o jornalismo; dados governamentais abertos; o que é a Lei de Acesso à Informação (LAI) e como utiliza-lá para investigação jornalística; principais portais e iniciativas de dados abertos; visualização de dados; diferentes mídias e formatos para visualização; tipos de gráficos; técnicas narrativas e princípios de storytelling aplicados ao jornalismo de dados; estudos de casos reais e exercício prático; ferramentas e softwares para sistematização e análise de dados;