Pós-Graduação

Pós-Graduação em Estratégias de Comunicação Digital

No decorrer do curso, você irá adquirir:

  • Conteúdo sobre a evolução do consumo de informação dos brasileiros e os desafios da indústria de comunicação tradicional;
  • Conhecimento sobre as melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do Big Data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais;
  • Capacidade de análise de riscos de reputação e prevenção de crises;
  • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação de companhias públicas e privadas, brasileiras e estrangeiras;
  • Expertise para gerir a comunicação digital integrada com o posicionamento institucional de companhias e personalidades;
  • Competência para avaliação de mercado de empreendedorismo digital.

 

Programa

Comunicação de massa na sociedade em rede. Cibercultura, convergência para ambientes digitais, abordagens de comunicação política e institucional na internet. Práticas virtuais de comunicação, cultura e linguagem.

Comunicação como fundamento da sociabilidade. Público, massas e elites. Comunicação de massa. Comunicação e ideologia. Construção social da realidade. Teorias da formação da opinião pública. Sociedade em rede. Mediatização.

Indução e dedução. Objetivismo e subjetivismo. Etnografia. Análise de conteúdo. Entrevistas. Grupos focais. Pesquisa bibliográfica. Observação participante e pesquisa-ação. Análise audiovisual.

Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

Conceitos relativos a dados. Revisão de probabilidade. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Classificação de dados a partir de algoritmos de árvores de decisão. Algoritmos baseados em instâncias. Clusterização por partição hierárquica. Softwares e ferramentas de MD.

 

Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e Big Data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva. Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

Dados, sociedade e DataViz: coleta, limpeza e análise de dados. Literacia visual, design de informação, e taxonomia de gráficos e DataViz. UX, storytelling e dashboards.

Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

 

Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de Big Data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

 

Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa.

Evolução da globalização. Negócios, produção e investimento na economia global. Governando o sistema global: digitalização e democracia. Mudanças globais de poder: da lógica tradicional à manufatura para serviços. Contestando a globalização. Conflito e instabilidade: primaveras, guerras híbridas e revoluções coloridas. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

 

Conceitos básicos de Economia. Noções de Microeconomia. Economia aplicável ao mercado de mídia. Métodos econométricos e de inferência causal. Economia da internet. Mercado da mídia. Accountability. Papel do jornalista. Economia política. Papel da mídia.

Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico no pós-guerra.

Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

 

Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

 

Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.