• Laboratório

    DAPP LAB

    O laboratório é onde teoria e prática se encontram. Combinando referências da Comunicação e suas áreas correlatas, o DAPP Lab se debruça sobre o debate público que emerge do discurso fragmentado em redes e dispositivos digitais.

    Com sua metodologia pioneira de monitoramento e análise de redes sociais, o DAPP Lab tem forte expertise no uso de métodos digitais aplicados à Comunicação.

O DAPP Lab é o laboratório de pesquisa aplicada da FGV Comunicação Rio e atua nos mercados brasileiro e internacional desde 2011, com o nome de FGV DAPP. Concentra esforços multidisciplinares de pesquisa, desenvolve e aprimora metodologias que atendem a necessidades acadêmicas, produção de policy papers e estudos com a função de bem público. Nesse sentido, contribui para qualificar o entendimento sobre a sociedade em rede.

 

 

Objetos de estudo


O DAPP Lab desenvolveu metodologias próprias e inovadoras para o monitoramento e a análise de plataformas de redes sociais. A partir da integração entre ciência de dados, linguística e análise estratégica, o laboratório possibilita que os alunos desenvolvam projetos de pesquisa em seus temas de interesse, tendo como eixo os fenômenos de comunicação online e o público digital. Os cursos aprofundam os conhecimentos oferecidos pelas disciplinas e laboratórios das disciplinas de graduação e dão a oportunidade de desenvolvimento de trabalhos práticos orientados.


Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas do monitoramento e análise do debate público: Linguística, Ciência de Dados e Análise. Conheça as três trilhas de minicursos disponíveis no DAPP Lab: grade dapplab

O DAPP Lab adota uma rigorosa metodologia apoiada no aparato técnico e tecnológico da Ciência de Dados e na teoria linguística para a análise qualificada do debate sobre políticas públicas em ambientes digitais. 

Conhecido no mercado por desenvolver e aprimorar metodologias de pesquisa aplicada ao monitoramento de processos sociais em plataformas de redes sociais, tem publicado trabalhos que lançam luz sobre estratégias de desinformação e buscam fortalecer as instituições democráticas.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.