• Acesse o Edital
  • Acesse a Errata do Edital, onde constam as alterações do Item das Bolsas de Estudo, com acréscimo dos itens 4.6 e 4.7, e do cronograma - Anexo I do Edital. As demais informações permanecem inalteradas.

 

O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados prepara profissionais de excelência para os desafios contemporâneos do mundo digital.

 

A primeira turma de 2024 é uma parceria entre a FGV Comunicação Rio, a Aberje e a Fundação Itaú. Serão oferecidas 30 bolsas integrais, com o objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais do Terceiro Setor, entre outros, para atender às urgências do Brasil contemporâneo e gerar impacto social.


Os critérios para concessão das bolsas consideram atuação profissional no terceiro setor preferencialmente em áreas de impacto social, educação e cultura, além de atuação na área de Comunicação em empresas privadas com ação no campo de ESG, responsabilidade social e sustentabilidade. Diversidade étnico-racial e de gênero também serão levadas em conta.

 

 

Apresentação do curso

Ao estimular a capacidade inovadora, o mestrado profissional da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) deixa os alunos aptos para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência. Prática e  teoria  equilibram o  saber científico voltado para a resolução de problemas concretos. Por ser realizado em tempo parcial, o Mestrado não exige dedicação exclusiva e pode ser conciliado com a carreira profissional dos discentes. 

A comprovação de proficiência em inglês não é eliminatória

Caso o candidato não tenha este documento, poderá realizar uma  prova online de múltipla escolha no dia 30 de junho.  Esta avaliação também não tem caráter eliminatório mas apoia  e complementa a classificação dos candidatos.

 

Parceiros

 

Ficou com alguma dúvida? 

Entre em contato pelo e-mail: ppgcom.ecmi@fgv.br

Linhas de Atuação

Disciplinas

O Mestrado profissional é composto por 12 disciplinas de 2 créditos ou 30 horas cada, incluindo o componente curricular referente ao Seminário de Elaboração de Projeto (30h), totalizando 24 créditos ou 360 horas em disciplinas curriculares. Além disso, é prevista carga horária dedicada à Orientação (60h) e à Elaboração do Trabalho Final (90h), para elaboração do trabalho de conclusão de curso, totalizando 10 créditos ou 150 horas.  

Disciplinas obrigatórias

Apresentar o panorama dos estudos de Comunicação a partir do debate sobre os conceitos, os modelos teórico-metodológicos, as principais escolas e a historiografia do campo comunicacional.
 

Ampliar a compreensão sobre conceitos, princípios e funções das tecnologias, meios e recursos de Comunicação Digital enquanto mediadores dos processos comunicacionais, sociais e políticos: entre avatar, wearable e o metaverso.

 

Discutir fundamentos que definem a pesquisa social aplicada mediada por redes sociais digitais, com foco no impacto que geram no debate público e na esfera pública; e aprofundar a compreensão dos mecanismos que configuram o campo da pesquisa digital, técnicas e métodos, informados pela teoria.

 

Introduzir os princípios  epistemológicos e metodológicos por trás da construção do conhecimento científico, incluindo o método e as etapas da pesquisa. Também analisar a estrutura de um projeto de pesquisa, técnicas de pesquisa, como qualitativas, quantitativas e mistas, com foco em estudos sobre internet e Comunicação Digital. 

 

Apresentar o percurso de pesquisa a partir do método científico e aprofundar a prática da pesquisa para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), com foco específico na detecção e solução de problemas do cotidiano social e organizacional no campo da Comunicação Digital. Métodos, conceitos e boas práticas relacionadas à pesquisa científica são apresentados de forma aplicada ao projeto de cada aluno. 

 

Sessões de orientação do trabalho de conclusão de curso (TCC) do aluno com o seu orientador.

Elaboração do trabalho de conclusão.

Disciplinas eletivas vinculadas à linha Inteligência de dados e sociedade

Apresentar discussões do campo da comunicação e ética em sua interface com as inovações tecnológicas, hiperconectividade, big data e Inteligência Artificial. Mobilizar conceitos e abordagens teórico-metodológicos e ordenamentos jurídicos para analisar os efeitos dessas inovações no debate público, na tutela de direitos fundamentais e nas dinâmicas democráticas. Analisar processos de adoção de inteligência artificial e automação em contexto sociais e suas implicações.

 

Promover reflexões das dinâmicas que envolvem comunicação, internet e política e seus efeitos para a democracia. Estudar as relações entre o discurso político e o populismo on-line. Entender os processos de formação de opinião pública no contexto de sistema híbrido de mídia, com atenção para os efeitos da desinformação on-line, da circulação de fake news e outros tipos de conteúdos enganosos em plataformas (e mundos) digitais. 

 

Caracterizar o campo da Economia Política da Comunicação, tendo como base as novas relações político-econômicas nos ambientes digitais, que impactam em modelos de trabalho, de governanças nacional e global, de contestação de poder e de regulação de plataformas, algoritmos e inovações tecnológicas. 

 

Disciplinas eletivas vinculadas à linha Conteúdos, produtos e serviços digitais

Apresentar, refletir e construir novas práticas de produção de conteúdo e de narrativas digitais. Entender as características, as potencialidades e as limitações de formatos, gêneros, tipos de conteúdo e narrativas digitais, de acordo com as materialidades e as especificidades de plataformas digitais e de outros meios interativos.
 

Apresentar uma visão multidisciplinar e contemporânea da Gestão de Crises com enfoque no Terceiro Setor, discutindo e aplicando conceitos de gestão da comunicação para prever, planejar, gerenciar e mitigar impactos de imagem decorrentes de conflitos e de crises, contribuindo para a manutenção da reputação institucional.  Potencializar o conhecimento sobre crises e sua gestão. Trabalhar o conhecimento e benchmark sobre conflitos e crises no ambiente do Terceiro Setor. Capacitar o estudante a trabalhar na prevenção e no gerenciamento de incidentes e de emergências.
 

Refletir sobre as dinâmicas do consumo e da publicidade, com ênfase nos debates relacionados ao ambiente digital. Pretende-se analisar as mudanças nas práticas de consumo e estratégias de publicidade à luz de reflexões teóricas propostas por autores que se debruçam sobre as mutações no capitalismo contemporâneo e suas implicações sobre a vida social.

Optativas

Entender as características-chave do storytelling em narrativas transmídia, explorando suas dimensões retóricas, estéticas e técnicas. Desenvolver técnicas de entrevista e aplicar o storytelling na comunicação organizacional e no planejamento de projetos corporativos. Por fim, analisar os cenários adequados para implementar o storytelling como parte da narrativa organizacional.
 

Apresentar uma visão  multidisciplinar e contemporânea de planejamento estratégico de comunicação no contexto de organizações, em especial, do terceiro setor. Discutir e aplicar conceitos da gestão de comunicação que contribuem para a geração de valor e impacto positivo, permitindo o profissional ter conhecimentos que o apoiem na ampliação de sua atuação. Compreender como promover a integração das estratégias e táticas digitais com esforços de comunicação tradicionais.
 

Apresentar conceitos, desenvolver habilidades e capacitar em processos comunicacionais e relacionais estratégicos  para exercer a atividade de advocacy (defesa de interesses), atuando de forma legítima e ética  para a obtenção de resultados mais eficientes junto aos Poderes Executivo e Legislativo e na mobilização da sociedade para uma causa. 
 

Como as instituições, dentre elas as organizações do Terceiro Setor, os seus representantes e as suas representações são percebidas pela sociedade como legítimas? A disciplina discorre sobre a importância dos processos comunicacionais e relacionais estratégicos constituírem-se parte central das políticas organizacionais, principalmente em uma sociedade mobilizada pelo simbólico. O argumento principal é que a narrativa da legitimidade é sempre uma construção social instável, desenvolvida a partir da memória e da história organizacional. 
 

Conhecer os principais debates dentro dos estudos críticos de mídias e culturas digitais. Desenvolver  a capacidade de pensamento crítico sobre os diferentes conteúdos e práticas sociais das mídias e culturas digitais. Questionar aspectos relacionados ao digital e ao computacional enquanto elementos do cotidiano, da cultura e do trabalho. Analisar as interações entre aspectos como raça, gênero, classe social e interseccionalidades e as mídias digitais. Construir conhecimento sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais dos processos de digitalização e datificação contemporâneos.
 

DURAÇÃO

18 meses

CARGA HORÁRIA

Total: 510 horas

HORÁRIO

Disciplinas obrigatórias presenciais no Rio de Janeiro e concentradas das 9h às 18h (a cada trimestre, quatro vezes por semana). Outras disciplinas eletivas e optativas podem ocorrer por metodologias ativas às terças e quintas, das 19h às 22h, de acordo com a grade do trimestre.

CRÉDITOS

34

TITULAÇÃO

Mestre em Comunicação

TRABALHO DE CONCLUSÃO

Produção de pesquisa aplicada por meio do desenvolvimento de produto agregado à dissertação ou à artigo científico realizado pelo aluno. Os produtos podem ser: aplicativos, materiais didáticos, tutoriais ou programa de mídia. A defesa será feita para banca pública composta por três professores, sendo um deles professor externo à FGV ECMI.

ESTRUTURA

Seis trimestres

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO

Disciplinas: 24 créditos; Trabalho Final: 10 créditos; *Referência: 1 crédito = 15h

INVESTIMENTO

R$ 61.649,10  à vista. O aluno também pode parcelar em até 18 (dezoito) vezes, com parcelas mensais no valor de R$ 3.805,50. 

* Para candidatos da turma do mestrado de 2024, a FGV ECMI oferece 5 bolsas integrais e a Fundação Itaú oferece 25 bolsas integrais. Para saber informações sobre os critérios de concessão das bolsas, consultar o item 4 do Edital.

 

Position
Filtern

Sem resultados para o filtro selecionado.

Die Äußerungen von Mitarbeiter*innen der Fundação Getulio Vargas, die in Artikeln und Interviews anderweitiger Kommunikationskanäle getätigt werden, entsprechen ausschließlich den Meinungen der Autor*innen und nicht notwendigerweise der institutionellen Haltung der FGV. FGV-Verordnung Nr. 19/2018.

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.