Study Objects
At the Cube, students use cutting-edge industry technologies to carry out research and applied projects. Based on the understanding of the changes that technologies generate in interaction forms, communication and social practices, students develop creative alternatives to propose social changes based on these technologies.
At the Cube, we study and experiment on:

Ludology
Digital Games
Investigating games as a contemporary social platform, focusing on practices associated with consumption and the potential for innovation.

MIXED AND AUGMENTED REALITY
Immersive Technologies
Experimenting with new media content formats and producing social experiences with virtual, mixed and augmented reality.

AUTOMATION & COMMUNICATION
Artificial Intelligence
Empirical and critical research on the imbrications between artificial intelligence and the different forms of machine learning and society, based on different approaches to experimentation and creation.

The laboratory has a wide range of mini-courses that offer students space and knowledge to develop their ideas. The Cube also works as a pre-incubator for applied projects, where students have the opportunity to get their technological projects off the ground.
Each student selects courses according to their individual interests and is supported and supervised by laboratory researchers. In our pre-incubator, students' creative projects come to life. In order for students to become known by the academic and external communities, the Cube holds the Open Day Lab every year, when the projects and technologies developed in the laboratory are presented.
Cursos de Capacitação do Cubo
Cursos de curta duração com a finalidade de ser um estágio para o estudante desenvolver ideias que possam ser trabalhadas durante o período de atividades no Cubo Level, além da consolidação de estudos associados à grade curricular da Graduação.

Cubo Level
O Cubo Level é um espaço para transformar ideias em projetos que possam ser desenvolvidos e dar origem a planos de negócios inovadores nas áreas em que se aplicam. Nele o participante deve estruturar projetos e poderá obter mais segurança para avançar nas etapas de desenvolvimento e capacidade de enxergar possibilidades de colocar o produto no mercado para captar recursos. O ambiente possui dois principais mecanismos de funcionamento: as mentorias coletivas e os minicursos especializados. Para completar a formação no Cubo Level, o estudante deve passar pelas sessões de mentorias coletivas, cursar minicursos selecionados da grade e apresentar seu projeto final na Maratona de Pitchs do Cubo. Na grade de minicursos, os alunos passam pelas diferentes etapas da criação, organizadas em três trilhas: Fundamentos, Práticas & Desenvolvimento e Aplicação & Publicação.



Oficinas
The Cube's research methodology is experimentation: our basis for developing new ideas.
Based on cutting-edge technologies, on the insertion into digital culture and on a transdisciplinary team, researchers and laboratory students propose critical reflections and applied research. The objective of the Cube is to bring relevant social contribution to the understanding and production of technologies.

Pré-incubadora
In our pre-incubator, students come in with an idea aligned with Cube's research topics and develop it into viability.
During development in the laboratory, students choose specific mini-courses that help them advance their projects, becoming exposed to new ideas in the field of communication and learning methods to create, prototype and develop a business plan.

Experimentar
Base para o desenvolvimento de novas ideias, com a experimentação de jogos, inteligência artificial generativa e tecnologias imersivas para criar projetos aplicados, experimentais e práticos. Os projetos, conceitos e protótipos permitem a identificação de erros, oportunidades de melhorias e promovem a inovação e o refinamento contínuo de estudos com tecnologias digitais como IAG, games ou ambientes imersivos

Criar
Envolve a realização de pesquisas inovadoras no campo dos estudos de jogos (game studies) e design de jogos, incluindo o uso e apropriação de tecnologias emergentes como tecnologias imersivas e inteligência artificial para criar experiências críticas e imersivas, bem como o apoio na criação de novos jogos, ambientes e experiências lúdicas

Aprender
Concentramos nossos esforços na investigação do potencial pedagógico de jogos e outras mídias lúdicas em contexto educacional e de letramento midiático
Cada uma dessas atividades formam a metodologia que empregamos no Cubo de Inovação. Temos o compromisso de impulsionar a excelência na pesquisa, na produção e na formação, estabelecendo parcerias tanto em âmbito global quanto local com centros de pesquisa, instituições, pesquisadores, profissionais e membros da indústria criativa das áreas de jogos, de tecnologias imersivas e de inteligência artificial generativa.
Na aba Projetos, apresentamos alguns dos projetos de pesquisa. Estamos sempre abertos a novas oportunidades de colaboração e parcerias para desenvolver soluções comunicacionais. Entre em contato conosco!
Team

PODCAST
Farmando News
Farmando News é um podcast quinzenal de notícias de jogos e tecnologia, produzido pelos laboratórios Cubo de Inovação e Mídia Lab da FGV ECMI. A cada episódio, há um panorama das principais notícias e acontecimentos relacionados ao universo da tecnologia, como IA, videogames e outros ambientes imersivos.

FGV ECMI + Meta
Entremeios – Caminhos para o metaverso
O projeto Entremeios, uma parceria da FGV ECMI e da Meta, surge a partir do objetivo de estreitar laços e possibilitar o desenvolvimento mútuo das duas instituições por meio de ações ligadas ao metaverso. As atividades propostas se enquadram no desenvolvimento de um campus virtual da FGV ECMI, um ciclo de mesas de debate sobre o metaverso sob diferentes perspectivas e a realização de cursos de capacitação para a comunidade interna da Escola.

Metaverse
FGV ECMI Virtual School
A virtual environment to get in touch with the faculty of FGV ECMI and discover a space full of Easter eggs and information to interact with.

REALIDADE VIRTUAL
Escola Virtual FGV ECMI 2.0
O próximo passo do projeto da Escola Virtual no Metaverso. É um espaço totalmente tridimensional criado no Mozilla Hubs, um chatroom VR projetado para headsets e navegadores, que explora a comunicação em realidade virtual para proporcionar uma visita ao ambiente dos laboratórios da FGV ECMI. Criado utilizando o Blender como ferramenta de modelagem e texturização dos modelos 3D para uma experiência imersiva na Escola.

Maratona de desenvolvimento de jogos digitais
Game Jam
Oficina com aula introdutória sobre Game Design e dinâmicas para orientar o desenvolvimento de Documento de Game Design (GDD), com uma apostila de apoio, e acompanhamento para a produção de um protótipo jogável. Por ser uma atividade que demanda dedicação média de 3h/dia por parte dos participantes, ela é ofertada apenas uma vez por ano.
Como funciona? Em dois encontros síncronos (início e fim da atividade): 2h de duração.
1) organizar os grupos
2) apresentar a Game Jam
3) realizar um oficina de game design
4) dinâmicas para desenvolver elementos básicos para desenvolvimento do jogo pelas equipes
5) mentoria online
6) apresentação para o júri

monitoramento
Enlace de jogos e política no debate público das redes
Este projeto envolve o monitoramento do debate público sobre jogos digitais no contexto da política institucional brasileira em plataformas de redes sociais on-line ‒ atualmente, o Twitter. Ele busca compreender o posicionamento da população em rede a respeito de como a atuação de atores e instituições governamentais impactam o universo dos jogos no país.

jogos
Pixel Narrativas
Este projeto aplicado desenvolve jogos para explorar possibilidades lúdicas da Comunicação digital no ambientes dos jogos. Os primeiros minijogos desenvolvidos partem do conceito de caos de dados que precisa de profissionais qualificados para dar sentido aos dados e trazer soluções comunicacionais aplicadas a diferentes ambientes com criatividade e senso de oportunidade.