• A Escola

    Sobre a FGV ECMI

    Com a marca FGV, a experiência DAPP e laboratórios de última geração, a FGV ECMI promove o diálogo entre a Comunicação, a Tecnologia e a Ciência de Dados para formar os profissionais do século XXI

Quem somos

Criada em 2021, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI) é pioneira em formar o novo perfil de profissionais que atuará em setores estratégicos de Comunicação, Mídia e Informação de instituições públicas, empresas privadas e organizações do Terceiro Setor. A Escola traz a tradição da FGV e a ampla experiência da FGV DAPP na aplicação de Tecnologia e Ciência de Dados para inovar e propor soluções no campo da Comunicação. 

A FGV ECMI alia professores altamente qualificados no Brasil e no exterior e um método de ensino internacionalmente reconhecido com uma matriz curricular inovadora, laboratórios de ponta e experiências de networking e de colocação profissional do aluno. 

 

Nossos objetivos são:

São valores da Escola de Comunicação, Mídia e Informação:

  • Conexão entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Respeito às diversidades e combate a quaisquer tipos de intolerância e discriminação;
  • Estímulo às produções acadêmica, tecnológica e intelectual, principalmente, no desenvolvimento de pesquisas aplicadas para o aprimoramento das comunidades local, regional, nacional e internacional;
  • Incentivo ao diálogo, à colaboração e à transparência em suas atividades;
  • Rigor na defesa de princípios éticos na tomada de decisão e no exercício de suas atribuições;
  • Valorização da pluralidade de ideias;
  • Garantia da equidade do acesso, dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial no contexto institucional e nas atividades internas da Escola;
  • Reconhecimento da atividade de estágio como fundamental para o processo de formação do aluno;
  • Apoio a convênios e parcerias, com objetivo de aproximar a FGV ECMI dos centros de tomada de decisão e formulação de políticas públicas, especialmente, na área da educação;
  • Garantia de decisões baseadas em sustentabilidade e responsabilidade ambiental. 

Estrutura Organizacional

  • Diretor da FGV ECMI: Marco Aurelio Ruediger;
  • Vice-diretora da FGV ECMI: Ana Lucia Malheiros Guedes;
  • Coordenador do curso de Graduação em Comunicação Digital: Eurico Oliveira Matos Neto;
  • Gerente Administrativa: Juliana Gonçalves Mayrinck.

Campus FGV Botafogo

A ECMI FGV fica na Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, em frente ao Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais bonitos e conhecidos do Brasil.

Biblioteca Mario Henrique Simonsen

A FGV tem uma das mais completas bibliotecas em Ciências Humanas no Rio de Janeiro

Criada em dezembro de 1945, a Biblioteca Mario Henrique Simonsen (BMHS) possui importante e tradicional acervo com mais de 100 mil títulos e 230 mil exemplares, distribuídos entre livros, DVDs/vídeos, teses e dissertações, ebooks, gravações sonoras e publicações periódicas em formato impresso e eletrônico.

Também estão disponíveis sala multimídia equipada com ar condicionado, TV, DVD, videocassete, TV a cabo e computador; caixa de devolução de livros; rede wireless; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; elaboração de ficha catalográfica; orientação quanto à normalização bibliográfica (normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ‒ ABNT); serviço de reprografia, visitas orientadas e a capacitação de usuários através de cursos, workshops e palestras.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.