Sobre o Evento
A Nova Escola de Comunicação Digital da FGV convida todos para uma programação especial na Semana de Língua Alemã (SLA), que acontece no sábado, dia 15 de abril, das 9h às 17h. Para este dia, a FGV ECMI preparou uma programação exclusiva, que contará com estande, tour guiado pelo espaço físico da escola e oficinas desenvolvidas para explorar a língua alemã a partir de temáticas da Comunicação Digital.
Nas oficinas oferecidas pelos laboratórios e da nossa tour pela FGV ECMI, as vagas são limitadas, então, não perca tempo e se inscreva!
Programação
Oficina Sprechen - Diálogos Audiovisuais Criativos
11h - 12h20 Você já viveu alguma situação inusitada relacionada com a língua alemã? Já pensou em criar um vídeo a partir dessa experiência?
A Oficina Sprechen - Diálogos Audiovisuais Criativos convida os participantes a construírem uma narrativa audiovisual criativa, desenvolvendo um vídeo - do roteiro à edição - tendo como temática de fundo o processo de aprendizagem da língua alemã.
Tour pela Escola de Comunicação Digital
14h30 - 15h15 O Tour é uma oportunidade para conhecer a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Através uma visita guiada pelas instalações da FGV ECMI, professores da escola irão apresentar o espaço físico da escola, que inclui o espaço dos três laboratórios:
1) DAPP Lab: laboratório de pesquisa aplicada, com metodologia própria de análise do debate sobre políticas públicas em ambientes digitais; 2) Cubo de Inovação: laboratório de pesquisa experimental com jogos, demais tecnologias imersivas e de Inteligência Artificial; 3) Mídia Lab: Espaço para o desenvolvimento de projetos audiovisuais dos alunos. Além de conhecer o espaço físico da escola, durante a visita, será apresentado um pouco da proposta pedagógica e da grade curricular da graduação em Comunicação Digital.
Oficina Spielen: Jogando com a cultura
15h30 - 16h50 A oficina Spielen: Jogando com a Cultura oferece aos participantes e pesquisadores do CUBO uma forma de construção coletiva de processos de análise crítica de jogos como produtos midiáticos, refletindo sobre como seus aspectos culturais, gramaticais, conceitos, enquadramentos e suas dinâmicas ajudam na construção cultural sobre distintos povos e comunidades.
O objetivo principal é estabelecer a mídia videogame como um ambiente capaz de oferecer uma aproximação com elementos culturais e sociais de diferentes países de línguas germânicas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Com isso, a oficina também busca introduzir os participantes na construção de repertório e experiência de jogos, possibilitando o contato e a experimentação de produções germânicas e/ou ambientados nos países acima.
Local: Praia de Botafogo, 190 - 7º andar