A FGV - mantenedora da FGV Comunicação Rio - acumula significativa experiência na incorporação de tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem. No que se refere às metodologias de ensino à distância, a Escola adotará práticas, abordagens e métodos já testados, consolidados e incorporados pelas demais Escolas da FGV no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O curso de graduação em Comunicação Digital da Escola de Comunicação, Mídia e Informação integrará desde conceitos e teorias da área até métodos, tecnologias e aplicações empíricas, o que proporcionará ao discente as melhores oportunidades de inserção profissional. A proposta pedagógica se baseia, mais especificamente, em dois eixos estruturantes:
- A transferência de conhecimento acerca das bases teórico-metodológicas que definem o campo da Comunicação em diferentes épocas e contextos, a formação proposta deve incluir as interseções da Comunicação com áreas correlatas, como Sociologia, Economia, Ciência Política, Administração Pública, entre outras, sem deixar de contemplar as implicações do uso crescente das tecnologias digitais como dimensão que indubitavelmente atravessa os estudos e as práticas comunicacionais contemporâneas;
- O aprendizado de habilidades específicas por meio do contato constante dos discentes com oficinas de caráter prático e orientadas pelas novas demandas profissionais em torno do mercado da comunicação digital. Para isso, são desenhadas disciplinas que adotam metodologias dinâmicas com o intuito de capacitar os alunos para lidar com recursos, técnicas e tecnologias do campo da Ciência de Dados aplicadas aos produtos, serviços e modelos de negócio da Comunicação. Contribui, para esse eixo, a formação multidisciplinar dos professores, pesquisadores e corpo técnico vinculados ao Laboratório Digital, os quais serão responsáveis por facilitar as oficinas do curso.
A estratégia pedagógica do Curso de Comunicação Digital envolve
- Um currículo focado na interação constante entre teoria e prática, com foco em metodologias de aprendizagem ativa que envolvem a análise crítica de evidências empíricas;
- Aprendizado baseado na abordagem de casos de ensino, que se amparam na análise de casos reais e no desenvolvimento de pontes entre o conhecimento acadêmico e a avaliação crítica de práticas, debates e modelos de negócios do campo da Comunicação.
Metodologias de Pesquisa dos Laboratórios
Experimentos Digitais
Cubo de Inovação
No Cubo de Inovação, os pesquisadores realizam minicursos, hackathons, produzem conteúdo digital em novos formatos e acompanham os alunos em projetos aplicados. A experimentação é a base para o desenvolvimento de ideias.
A partir de tecnologias de ponta, da inserção na cultura digital e de uma equipe transdisciplinar, pesquisadores e alunos do laboratório propõem reflexões críticas e pesquisas aplicadas, visando a contribuir socialmente para a compreensão e produção de tecnologias.
Metodologia para análise das Redes
DAPP Lab
Para formar os novos profissionais de Comunicação Digital, a FGV Comunicação Rio adota uma visão integral entre práticas de pesquisa, ensino e extensão. Assim, estes três pilares se retroalimentam na própria lógica de funcionamento da Escola. No DAPP Lab, além da produção de relatórios e da aplicação de metodologia própria de monitoramento do debate público online, os pesquisadores participam da capacitação de servidores públicos e de parceiros na execução de projetos de consultoria e de pesquisa aplicada.
O DAPP Lab possui uma metodologia exclusiva de monitoramento e análise. A articulação de domínios como a Linguística, a Sociologia, a Comunicação, a Estatística e a Ciência de Dados possibilitam extrair e organizar o enorme volume de dados da internet, e também qualificar o debate. Sempre com rigor científico, nos melhores padrões internacionais de pesquisa.