• Metodologia

    A FGV acumula significativa experiência na incorporação de tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem

A FGV - mantenedora da FGV Comunicação Rio - acumula significativa experiência na incorporação de tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem. No que se refere às metodologias de ensino à distância, a Escola adotará práticas, abordagens e métodos já testados, consolidados e incorporados pelas demais Escolas da FGV no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 

O curso de graduação em Comunicação Digital da Escola de Comunicação, Mídia e Informação integrará desde conceitos e teorias da área até métodos, tecnologias e aplicações empíricas, o que proporcionará ao discente as melhores oportunidades de inserção profissional. A proposta pedagógica se baseia, mais especificamente, em dois eixos estruturantes:

  • A transferência de conhecimento acerca das bases teórico-metodológicas que definem o campo da Comunicação em diferentes épocas e contextos, a formação proposta deve incluir as interseções da Comunicação com áreas correlatas, como Sociologia, Economia, Ciência Política, Administração Pública, entre outras, sem deixar de contemplar as implicações do uso crescente das tecnologias digitais como dimensão que indubitavelmente atravessa os estudos e as práticas comunicacionais contemporâneas;  
  • O aprendizado de habilidades específicas por meio do contato constante dos discentes com oficinas de caráter prático e orientadas pelas novas demandas profissionais em torno do mercado da comunicação digital. Para isso, são desenhadas disciplinas que adotam metodologias dinâmicas com o intuito de capacitar os alunos para lidar com recursos, técnicas e tecnologias do campo da Ciência de Dados aplicadas aos produtos, serviços e modelos de negócio da Comunicação. Contribui, para esse eixo, a formação multidisciplinar dos professores, pesquisadores e corpo técnico vinculados ao Laboratório Digital, os quais serão responsáveis por facilitar as oficinas do curso.

 

A estratégia pedagógica do Curso de Comunicação Digital envolve

  • Um currículo focado na interação constante entre teoria e prática, com foco em metodologias de aprendizagem ativa que envolvem a análise crítica de evidências empíricas;   
  • Aprendizado baseado na abordagem de casos de ensino, que se amparam na análise de casos reais e no desenvolvimento de pontes entre o conhecimento acadêmico e a avaliação crítica de práticas, debates e modelos de negócios do campo da Comunicação.

 

 


Metodologias de Pesquisa dos Laboratórios

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.