Alunas da Duke University participaram de um programa de imersão na língua portuguesa com atividades na Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV ECMI). A experiência, chamada “Duke In Brazil”, traz estudantes para aprenderem mais sobre a cultura brasileira e praticarem a língua portuguesa, estudada na universidade americana. A programação na FGV ECMI focou em questões sociais e ambientais no espaço digital.
Para participar dessas discussões, as alunas do programa tiveram uma apresentação sobre o monitoramento do debate sobre meio ambiente nas redes sociais com o professor Victor Piaia, do laboratório de análise de redes, DAPP Lab.
Além disso, elas também conheceram um projeto feito pelos alunos do primeiro período da graduação em Comunicação Digital: uma linha do tempo imersiva do ambiente Yanomami, a partir de salas 3D. Para desenvolver o trabalho, eles reuniram o conceito de imersão, visto em sala de aula, com as práticas do laboratório Cubo. A tecnologia, comum nos games, foi usada para impactar ainda mais as pessoas sobre as mudanças nas terras dos Yanomami.
"É uma boa experiência para mim, porque eu posso, primeiro, aprender a língua portuguesa e, segundo, aprender sobre a cultura brasileira. Eu adorei as apresentações dos alunos da FGV", contou Saanvi Goenka, aluna da Duke University, sobre as atividades da “Duke in Brazil” na FGV ECMI.