A superexposição de crianças e adolescentes no ambiente digital, o impacto e os limites que pais e responsáveis devem respeitar em relação aos menores. Esses são alguns dos temas abordados em dois eventos que acontecem ainda em outubro e contarão com a participação de Renata Tomaz, coordenadora e professora da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (ECMI).
A coordenadora da graduação levanta a questão: "A grande discussão sobre a prática de compartilhar imagens dos nossos filhos é ética. Será que eles aprovariam ser conhecidos ou lembrados do modo como os retratamos e expomos?"
No dia 24/10, às 15h, ela estará na mesa, junto a outros especialistas, para debater o “Sharenting”, termo que define a superexposição de dados e da imagem de crianças e adolescentes por seus pais e responsáveis na internet. O debate será no auditório da FGV, localizado na Praia de Botafogo, 190, no Rio de Janeiro.
Já no dia 25/10, a professora participa da mesa “Crianças e adolescentes nos jogos online: oportunidades e riscos”, às 17h30, dentro da programação do “Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet”. O evento é voltado para profissionais da área, como educadores, psicólogos, pediatras, entre outros, que buscam informações e orientações sobre o papel de pais e responsáveis na educação de crianças e adolescentes sobre o uso da Internet.
"Este simpósio é um dos fóruns mais qualificados que temos para discutir a relação das crianças com a internet. Na mesa de que participarei vou abordar de maneira mais aprofundada a questão da construção identitária no ambiente dos jogos", conta a professora Renata Tomaz.
O evento é organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), no Hotel Pestana, localizado em São Paulo.
Para outras informações, acesse os links abaixo:
https://portal.fgv.br/eventos/sharenting-riscos-superexposicao-imagem-e-dados-criancas-e-adolescentes-internet
https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/