Notícias

06/10/2021

Diretor da FGV DAPP é convidado para compor Observatório da Transparência das Eleições do TSE

Marco Ruediger integrará grupo de especialistas criado pelo TSE para acompanhar as eleições de 2022

Diante da necessidade de garantir uma corrida eleitoral mais segura e transparente, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, instituiu, no último dia 8 de setembro, a criação da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e do Observatório da Transparência das Eleições (OTE). 

O Observatório será formado por uma pluralidade de instituições da sociedade civil “com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política”, dentre elas, a Diretoria de Análises de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getúlio Vargas, representada por seu diretor, Marco Ruediger.

Os objetivos da Comissão são: ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições; aumentar a participação de especialistas, entidades da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral; e contribuir para resguardar a integridade do processo eleitoral.

Por sua vez, caberá ao Observatório colaborar com o CTE e o TSE nas tarefas de ampliar a transparência de todas as etapas do processo eleitoral, aumentar o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação e resguardar a integridade do processo eleitoral. O primeiro compromisso da FGV DAPP neste processo será a participação no Ciclo de Transparência Democrática para as Eleições de 2022, previsto para o dia 4 de outubro de 2021.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.