O diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP), Marco Aurelio Ruediger, é um dos entrevistados do documentário "A Verdade da Mentira", lançado em 26 de outubro. O filme busca refletir sobre o cenário de fake news e a democracia no Brasil. Além de Ruediger, participou também Amaro Grassi, coordenador da FGV DAPP.
O documentário, que já está disponível em plataformas de streaming, foi desenvolvido no contexto das eleições presidenciais de 2018 e levanta questionamentos e reflexões sobre a disseminação de fake news, o papel da mídia e o uso de robôs, além da relação das pessoas com as redes sociais e a informação ou a desinformação.
A jornalista Petria Chaves conversa com colegas de profissão, fundadores de agências de checagem de fatos (fact-checking), especialistas em produção e marketing digital, acadêmicos e também com pesquisadores do ambiente digital e de comportamento humano.
Entre os entrevistados estão também nomes como Angela Pimenta, presidente do Projor, Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica e Observadora da OEA, Pedro Dória, editor do Canal Meio, Cristina Tardágila, fundadora da Agência Lupa e Thiago Rondon, diretor do IT&E.