Notícias

23/02/2024

Diretor da FGV ECMI participa de evento “Pacto pelo Rio”

Marco Ruediger discutiu políticas públicas para o Estado ao lado de autoridades da política brasileira

O diretor da FGV ECMI Marco Ruediger participou do evento “Pacto pelo Rio”, na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, organizado pela FGV Conhecimento e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com apoio do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), da Globo, da Aegea e da Universidade de Columbia. O seminário teve a presença de especialistas e autoridades para debater soluções para o Rio de Janeiro

Com uma abertura e cinco painéis de debate, o “Pacto pelo Rio” contou com a presença de autoridades da política brasileira como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o presidente da Câmara Arthur Lira, o prefeito e o governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e Claudio Castro respectivamente, entre outros, e do presidente da FGV Carlos Ivan Simonsen Leal.  

Ruediger participou da mesa “Resgate da cidadania”, ao lado de Dr. Luizinho, deputado federal, Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Carlo Caiado, presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, e Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro. 

"Vivemos em um momento em que todos podem produzir conteúdo e a Escola vem dialogar com esse mundo digital. Precisamos ensinar nossos jovens sobre essa nova Comunicação, prepará-los para desenvolver as habilidades do futuro e conhecer os seus desafios", destacou o diretor, a partir do debate sobre políticas públicas do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, junto com o diretor Marco Ruediger, recebeu Arthur Lira na FGV ECMI. Eles puderam conhecer o espaço e falar sobre temáticas tratadas pela Escola, dentre elas o monitoramento de parlamentares e de temas da política nas redes sociais, além do uso de Inteligência Artificial, com foco nos possíveis impactos na democracia.   

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.