A FGV Comunicação vai sediar a 12ª edição do Global Fact que reúne os ministros Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral e membro do STF, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, como palestrantes da cerimônia de abertura. O maior evento de fact-checking do mundo, organizado pela International Fact-Checking Network (IFCN), do Instituto Poynter, ocorrerá entre 25 e 27 de junho, no Centro Cultural da FGV.
Pela primeira vez no Brasil, o Global Fact conta com o apoio de importantes iniciativas jornalísticas do país: Aos Fatos, Estadão Verifica, Lupa e UOL Confere. As palavras de abertura serão realizadas pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e a diretora da IFCN, Angie Holan.
O evento reúne os principais jornalistas, checadores de fatos e intelectuais da área da comunicação do mundo, tendo como objetivo compartilhar experiências e ferramentas que contribuam para melhorar a qualidade do debate público e promover processos colaborativos entre diferentes mídias da região para aumentar o impacto da verificação de fatos e o combate à desinformação.
Durantes os três dias, serão realizados painéis e workshops que abordarão os desafios da checagem de fatos no contexto da transformação digital e em redes sociais, temas de interesse da FGV Comunicação.
Outros participantes confirmados são Patricia Campos Mello, jornalista e colunista da Folha de S. Paulo, Laura Zommer, cofundadora do Factchequeado, dos Estados Unidos, e Jaime Abello cofundador da Fundação Gabo, da Colômbia.
Como atividade paralela ao evento global, no dia 24 de junho, a FGV Comunicação sedia o LatamChequea, principal encontro de checagem de fatos da América Latina, organizado pela instituição argentina Chequeado.
Para mais informações sobre os ingressos do evento, acesse: https://www.globalfact12.com/