Pesquisadoras da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) participaram do Fórum de Literacia Informacional na era da disrupção (Literacy in the age of disruption Forum) nos dias 17 e 18 de outubro em São José, na Costa Rica, para falar sobre desinformação e eleições.
Sabrina Almeida e Beatriz Pinheiro acompanharam todo o evento que inaugurou a atuação da Rede de Comunicação Digital na América Latina. Nesse contexto, Sabrina falou na seção de “Desinformação durante as eleições e na política”.
"É interessante identificar maior disputa e maior capacidade de pautar o debate, que costumava ser muito concentrado; por outro lado, não se observa um debate mais saudável e equilibrado no que diz respeito à esfera pública, indicando em certa medida uma maior dispersão no domínio das estratégias, mas não necessariamente melhores práticas", explicou Sabrina sobre o debate público e a circulação de desinformação nas redes sociais.
A Rede Mundial de Comunicação Digital fez o convite à FGV ECMI pelo escopo do projeto Sala de Democracia Digital, que trabalha com o monitoramento de redes sociais com foco em eleições brasileiras desde 2018. A partir de 2019, o projeto se voltou também para a América Latina, ampliando o olhar e a expertise da iniciativa.