Os professores da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV ECMI) participaram do 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O Encontro ocorreu entre 18 e 20 de outubro, em formato virtual, e entre 25 e 27 de outubro, presencialmente no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo
O professor Victor Piaia coordenou o Simpósio de Pesquisa Graduada “Midiatização, plataformização e discurso político”, ao lado da Natasha Bachini, da USP, na quarta-feira, dia 18 de outubro, às 18h30. Já na sexta, dia 20, os professores Sabrina Almeida, Dalby Dienstbach e Lucas Roberto apresentaram o trabalho “Canais hiperpartidários, repertório de ação política e disputa pela visibilidade nas eleições brasileiras de 2022”, no Grupo de Trabalho Mídia e Política, na sessão Mídia, Comportamento e Eleições.
Na parte presencial do Encontro, no dia 26 de outubro, os professores Maria Sirleidy Cordeiro, Dalby Dienstbach e Polyana Barboza fizeram a exposição do trabalho “A disputa discursiva do agronegócio no Facebook: uma abordagem sociocognitiva”, no GT Internet, Política e Cultura, na sessão Internet, Política e Cultura.
"Este estudo mapeou e analisou os sentidos subjacentes à disputa discursiva envolvendo o agronegócio em links de notícias que circulam no Facebook. Vimos que, no tema de agronegócio nas redes sociais, destacam-se os discursos da economia e da fome, por exemplo", explicou a professora e uma das autoras do estudo Maria Sirleidy Cordeiro.
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia de todo o Brasil.