Notícias

27/09/2021

Sala de Democracia Digital tem novos parceiros latino americanos

Rede de trabalho junto a novas organizações do Chile, México, da Bolívia e Nicarágua amplia projeto da FGV DAPP 

A Sala de Democracia Digital, projeto da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), vive uma nova fase de expansão. Voltado para o monitoramento e análise do debate público na internet e combate a estratégias de desinformação que ameaçam a lisura de processos político-eleitorais, as parcerias são parte importante do projeto porque elas fortalecem a formação de uma rede continental em busca de objetivos comuns.

Os novos parceiros da Sala de Democracia Digital são o think thank Espacio Público (Chile), os sites Animal Político (México) e Bolivia Verifica (Bolívia), e o veículo independente de jornalismo e análise de dados Confidencial (Nicarágua). O projeto já contava com a participação da agência de fact-checking Chequeado (Argentina), do site Linterna Verde (Colômbia) e do veículo de jornalismo investigativo Ojo Público (Peru).

O parceiro chileno Espacio Público já passou pela etapa de treinamento com a equipe da FGV DAPP e a sala já publicou alguns de seus artigos realizados a partir disso, a maior parte trazendo análises do processo de construção e votação da nova Constituição do país.

Animal Político, Bolivia Verifica e Confidencial estão em fase de treinamento e em breve devem somar com novos conteúdos no site do projeto. Conheça o site e o trabalho dos parceiros em observademocraciadigital.org.

 

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.