A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV é um centro de pesquisa social aplicada, que tem como objetivo a compreensão das políticas públicas e de seus efeitos, qualificando o debate público na sociedade em rede. A missão da DAPP é aprimorar a transparência e o diálogo entre o Estado e a sociedade e promover o desenvolvimento nacional. Criada em 2012, a FGV DAPP se consolidou como uma referência no cenário brasileiro em pesquisas e análises a partir do uso de redes sociais, dados abertos e conhecimento interdisciplinar. O estudo “Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil”, que produziu um diagnóstico da presença de robôs em momentos-chave da política brasileira desde 2014, gerou ampla repercussão e tornou-se referência no debate sobre a desinformação no contexto brasileiro.
Mídia e Democracia
União Europeia
O projeto Mídia e Democracia é uma iniciativa da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio) com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil para colaborar com o fortalecimento da democracia brasileira, da integridade de espaços digitais e da informação de qualidade. Fazem parte também da parceria a plataforma de fact-checking Lupa e o centro alemão de análise do debate público Democracy Reporting International (DRI).
Digitalização e Democracia no Brasil
Embaixada da Alemanha em Brasília
O projeto “Digitalização e Democracia no Brasil” se utiliza da experiência em monitoramento de redes sociais e análise de políticas públicas da FGV DAPP para desenvolver uma estratégia para enfrentar os novos e iminentes desafios da democracia brasileira agora representada por um cenário consolidado de extremismo digital e suas consequências para toda a sociedade.
Sala de Democracia Digital
National Endowment for Democracy
O projeto objetiva aprimorar a integridade digital e informacional dos processos eleitorais e políticos em países da América Latina e desenvolver capacidades para identificar e lutar contra estratégias de desinformação que buscam afetar os processos políticos.
Interferências ilegítimas no debate público
Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil
As redes sociais possuem um evidente mérito de proporcionar debates e amplificar vozes em um espaço que permite grande repercussão. Diversos estudos mostram como Twitter, Facebook, entre outras plataformas, ao possibilitarem trocas e estimularem discussões, tornaram-se instrumentos importantes da democracia. No entanto, assim como no debate público fora do mundo virtual, as redes também passaram a ser usadas como um fértil espaço para disseminação de informações falsas.
Monitoramento de Redes
Nem tão #Simples Assim
Para fazer o monitoramento do debate público em redes sociais, a FGV DAPP lança mão de um conjunto de metodologias e procedimentos de pesquisa, fazendo articulação entre as áreas de Linguística, Sociologia, Comunicação, Estatística e Tecnologia da Informação. É necessária essa integração de domínios para que seja possível não apenas extrair e organizar o enorme volume de dados da internet, como para qualificar e compreender a percepção social com rigor científico e respeito à relevância das redes sociais — em especial o Twitter e o Facebook — para a sociedade brasileira. O núcleo de análise de redes sociais da FGV DAPP se ocupa em acompanhar as discussões da sociedade e em realizar recortes de pesquisa sobre quaisquer assuntos de políticas públicas — objeto que está na essência do propósito da FGV DAPP.
Análise Estratégica de Redes Sociais
Greenpeace Brasil
Desenvolvimento de análises estratégicas de mídias digitais para a construção de cenários para o Greenpeace Brasil, considerando a necessidade de se observar e analisar o debate público com a finalidade de contribuir para a atividade finalística da entidade.
Circulação de Discurso de Ódio nas Eleições 2020
Facebook Grant
Projeto de pesquisa “The circulation of dangerous speech in the 2020 Brazilian elections” da FGV DAPP, focado em discursos de ódio e direitos humanos, foi o único da América do Sul entre 25 selecionados em edital global de pesquisa do Facebook Research para estudar desinformação e polarização em ambientes digitais.